Educação

Inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira

Veja como participar do Exame

Inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira
Inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira
Estudantes do Enem. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

As inscrições para a edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira 26. O prazo final para inscrição é o dia 6 de junho.

Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante, no site do Inep.

Neste ano, além de servir como porta de entrada para as principais universidades do País, o Enem voltou a ser um caminho para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio. O método vale para maiores de 18 anos que não tenham finalizado o ciclo da educação básica. É preciso que o candidato atinja ao menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição do Enem 2025 é no valor de 85 reais e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho.

Provas em novembro

Em 2025, segundo o edital divulgado pelo Ministério da Educação, as provas deverão ocorrer em novembro, nos dias 9 e 16. A exceção é o Pará, estado em que três cidades – Belém, Ananindeua e Marituba – realizaram o Enem em 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da COP30.

Conforme o edital, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Assim como nas demais edições, serão quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo