Educação

Inscrições para o Enem 2024 começam nesta segunda-feira; saiba como fazer

Prazo de inscrição vai até o dia 27 de junho

Foto: Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começam nesta segunda-feira 27. Os interessados poderão se inscrever até às 23h59 do dia 27 de junho.

A inscrição para o Enem custa 85 reais e o valor deve ser pago até o dia 12 de junho. 

Pessoas de baixa renda e que estejam inscritas no Cadastro Único podem se inscrever de forma gratuita, caso tenham feito o pedido de isenção e ele tenha sido aprovado.

Para realizar a inscrição é preciso entrar na Página do Participante do Instituto Nacional de Estatutos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Esse acesso deve ser feito através da conta Gov.br. Caso o estudante não tenha cadastro e senha, ele poderá criar a conta nesta mesma página.

Na página do Inep, o estudante deverá inserir os dados pessoais, a exemplo do CPF, da data de nascimento e do endereço onde mora. É necessário, também, indicar o município em que deseja fazer a prova.

Em seguida, é preciso optar pela língua estrangeira. Serão cinco questões sobre o tema, e o estudante poderá escolher entre o inglês e o espanhol.

No ato da inscrição, é possível solicitar o uso do nome social no Enem. A opção consta na própria página do Inep.

Ainda, é possível solicitar atendimento especializado. Basta informar, por exemplo, que tipo de auxílio é necessário. 

Pessoas com autismo, baixa visão, cegueira, deficiência física ou dislexia, por exemplo, podem demandar o atendimento. O resultado para o pedido de atendimento especializado deve sair no dia 17 de junho.

Após finalizar a inscrição, o candidato poderá acompanhar a situação através da Página do Participante do Inep.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo