Educação

Inscrição para o Sisu começa nesta segunda; saiba como funciona

Podem se inscrever nesta etapa do Sisu todos aqueles que participaram do Enem em 2022

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Começa nesta segunda-feira 19 o período de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema permite o ingresso de estudantes em universidades públicas com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022. As vagas são para o segundo semestre de 2023.

Podem se inscrever nesta etapa do Sisu todos aqueles que participaram do Enem em 2022. Os interessados também não podem ter zerado a redação. O Sisu também não aceita participantes do Enem que optaram pela condição de ‘treineiro’ no Enem 2022.

A participação no Sisu é gratuita e as inscrições se encerram já nesta quinta-feira, dia 22 de junho. Ao todo, o Ministério da Educação (MEC) informa ter disponibilizado 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação. São 65 instituições de educação superior participantes.

Inscrição 

Para se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no Login Único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Caso já tenha o cadastro, basta que o interessado realize o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições para o Sisu são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Acesso Único.

O candidato pode se inscrever para o processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga em instituição de educação superior participante da seleção unificada. É necessário que, no momento da inscrição, o interessado identifique por ordem de preferência as vagas optadas, com indicação de local de oferta, curso e turno. Também é necessário informar a modalidade de concorrência, conforme previsto no edital.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento, devendo inclusive se certificar das opções escolhidas até o término do prazo de inscrição. A classificação no processo seletivo do Sisu será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema.

Resultado

O MEC divulgará o resultado da inscrição no processo seletivo no dia 27 de junho,  pelo Portal  Acesso  Único. O candidato também pode conferir o resultado direto nas instituições de educação superior em que se inscreveu.

(Com informações do MEC)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo