Educação

Governo Tarcísio troca, de uma só vez, 20 dos 91 dirigentes de educação de SP

Segundo a Secretaria de Educação, a mudança decorre de avaliações de desempenho; servidores relatam pressão

Governo Tarcísio troca, de uma só vez, 20 dos 91 dirigentes de educação de SP
Governo Tarcísio troca, de uma só vez, 20 dos 91 dirigentes de educação de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o secretário da Educação, Renato Feder. Foto: Flávio Florido/EducaçãoSP
Apoie Siga-nos no

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu trocar, de uma só vez, 20 dos 91 dirigentes das diretorias de ensino do estado, responsáveis por supervisionar as escolas da rede estadual e monitorar os indicadores de desempenho de cada unidade.

Segundo a Secretaria de Educação, a mudança segue “critérios técnicos” e decorrem de avaliações periódicas feitas pela pasta “de acordo com os índices educacionais atingidos e de indicadores de gestão das Diretorias de Ensino”.

Já entre os dirigentes há reclamações de uma cobrança crescente por parte do governo, aliadas a reclamações de que o secretário de educação, Renato Feder, estaria impondo uma lógica empresarial às redes.

O governador Tarcísio de Freitas tem perseguido melhores índices educacionais para a rede e, inclusive, tratou sobre o tema com o secretário e dirigentes educacionais em um encontro realizado em Santos, no mês passado. Os índices podem servir de vitrine para as eleições de 2026, seja na disputa seja à reeleição em São Paulo ou pela Presidência.

Na semana passada, Tarcísio ficou de fora de um evento realizado pelo movimento Todos pela Educação, e que teve como critérios o desempenho dos estados na educação, com base na última divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, e o Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb.

O Ideb da rede estadual paulista caiu de 4,4 em 2021 para 4,2 em 2023. Houve piora tanto em Português como Matemática.

Na agenda estiveram presentes oito governadores, entre eles o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União); o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); e Ratinho Júnior (PSD). A rede estadual de Goiás foi a que teve o melhor resultado do Ideb, com média de 4,8; seguida pelo Espírito Santo e Paraná, com média de 4,7, e Pernambuco, com 4,5.

Também estiveram presentes na agenda os governadores Elmano de Freitas (PT), do Ceará, Raquel Lyra (PSDB), de  Pernambuco, Rafael Fonteles (PT), do Piauí, o prefeito de Recife, João Campos (PSB), os ministros Camilo Santana (Educação) e Esther Dweck (Gestão e Inovação).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo