Educação

Governo recorre contra decisão judicial que suspende Sisu

Prazo para inscrições está mantido, mas Justiça determinou suspensão de divulgação de resultados

Governo recorre contra decisão judicial que suspende Sisu
Governo recorre contra decisão judicial que suspende Sisu
Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação. Foto: Luis Fortes/MEC
Apoie Siga-nos no

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu, no sábado 25, da decisão da Justiça Federal em São Paulo que suspendeu o processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ao momento do encerramento das inscrições, às 23h59 deste domingo 26.

A suspensão pela Justiça foi divulgada na sexta-feira 24 e, na prática, impede que os resultados do Sisu sejam informados na terça-feira 28. A liminar determina que o governo comprove que solucionou totalmente os erros nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A AGU pediu urgência para uma resposta ao seu recurso contra a suspensão do Sisu, mas ainda não há prazo definido. A ação do governo deve ser analisada por um desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).

Em texto, o recurso argumenta que não houve notificação formal da decisão da Justiça de São Paulo, mas que a iniciativa se justifica após grave risco de lesão para os programas do Ministério da Educação.

 

Na sexta-feira 24, a AGU afirmou que todas as notas foram revistas após a identificação dos erros na correção, o que “elimina a possibilidade de qualquer equívoco e torna desnecessária a intervenção do Poder Judiciário”.

A AGU sustenta também que qualquer adiamento nos prazos no Sisu pode causar prejuízos “incalculáveis” às instituições de ensino e aos candidatos, por possível adiamento de prazos de matrícula e início do calendário letivo nas universidades.

Segundo o calendário oficial, as matrículas da chamada regular estão previstas para o período entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Já a convocação dos candidatos em lista de espera está marcada para 7 de fevereiro e deve se estender até 30 de abril.

Até a sexta-feira 24, o MEC divulgava a marca de 1,5 milhão de inscritos no sistema. Neste semestre, são ofertadas 237.128 vagas em 128 instituições públicas de ensino superior.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo