Educação
Governo Bolsonaro nomeia tenente-coronel da FAB para diretoria responsável pelo Enem
Alexandre Gomes da Silva assumirá o comando da Diretoria da Educação Básica do Inep
O governo de Jair Bolsonaro nomeou o tenente-coronel Alexandre Gomes da Silva para comandar a Diretoria da Educação Básica, vinculada ao Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Educacionais, o Inpe.
Entre outras ações, a área é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira 5. Alexandre Silva é integrante da Força Aérea Brasileira e agora ocupa o cargo do antigo diretor Carlos Roberto Pinto de Souza, que morreu em janeiro vítima da Covid-19.
A escolha do tenente-coronel gerou discordância entre o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o então presidente do Inep, Alexandre Lopes, demitido na semana passada.
Entre as demais responsabilidades da Diretoria de Educação Básica estão a definição e a proposição de parâmetros, critérios e mecanismos para avaliar a educação básica e a articulação, com redes estaduais e municipais de ensino, da realização das avaliações.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



