Educação

Filme narra luta pelos direitos humanos em SP

‘Cartografia de Direitos Humanos’ reúne em 26 minutos a luta por um vida digna desde o regime militar

Filme narra luta pelos direitos humanos em SP
Filme narra luta pelos direitos humanos em SP
Créditos: Fotos Públicas
Apoie Siga-nos no

No domingo (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP lançou o documentário Cartografia de Direitos Humanos, que reúne, em 26 minutos, depoimentos de pessoas que lutaram pelos direitos humanos desde o regime militar até os dias atuais.

O filme foi transmitido na plataforma Videocamp e foi realizado por membros do IEA e da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância.

A pesquisadora do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea, Rossana Reis, afirma que o trabalho aborda diversos temas, tais como o acesso à justiça, o direito à cidade, reivindicações do movimento negro, LGBTT e lutas pela liberdade de expressão. Apesar do curta ter uma abordagem histórica, ele narra também episódios recentes, como a Marcha das Vadias, a luta atual por moradia e os levantes de Junho de 2013.

Os organizadores estão em contato com emissoras de TV educativas para a divulgação do projeto e, segundo a professora Rossana, a equipe está aberta para receber dúvidas de pessoas que querem produzir trabalhos como este em outros locais do Brasil. Ela afirma que o objetivo é que o filme sirva de subsídio para iniciativas futuras. Para mais informações, basta acessar o site e, para conhecer o projeto Cartografia Direitos Humanos, clique aqui.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo