Educação
Faltei no Enem, e agora? Veja quem pode pedir a reaplicação da prova
Candidatos com atestado de doença contagiosa ou que se enquadrem nos ‘problemas de logística’ poderão solicitar a reaplicação até o dia 15 de novembro


O candidato que perdeu o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, neste domingo 3, poderá pedir a reaplicação caso tenha um motivo justificado. A solicitação deverá ser feita ao Inep entre os dias 11 e 15 de novembro.
As provas de reaplicação acontecerão nos dias 10 e 11 de dezembro para aqueles que tiveram um caso comprovado de doença infecciosa ou problemas de logística. Mas atenção: candidatos que faltaram na primeira prova, de linguagens, ciências humanas e redação, ainda poderão participar do segundo dia de prova na data regular – só será reaplicada a prova que a ausência foi justificativa.
Os problemas de logística incluirão candidatos que tenham sido prejudicados pela distância do local da prova em relação a sua residência por um erro do Inep. A organização também considera problemas de logísticas desastres naturais, falta de energia elétrica no local de aplicação, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que usa leitor de tela e erro de execução de procedimento durante a aplicação do exame.
No caso de distância, o Inep considera que participantes que fariam a prova em locais a mais de 30km de sua residência terão direito a reaplicação caso queiram e efetuem a solicitação.
A solicitação para a reaplicação deverá ser realizada na página do participante (enem.inep.gov.br/participante). Nos casos de doença contagiosa, a solicitação deverá ser feita com a inserção de um documento legível que comprove a doença com o CID e a assinatura e identificação do profissional competente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Tema da redação do Enem 2024 é “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”
Por Carta Capital
14 estados registraram 100% de inscrições de concluintes da rede pública no Enem
Por Caio César