Enem 2023: resultados das provas já estão disponíveis; saiba como consultar

O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no País. Três programas nacionais utilizam a nota da avaliação, o Sisu, o Prouni e o Fies

Créditos: Wilson Dias / Agência Brasil

Apoie Siga-nos no

Os resultados individuais do Enem 2023. já estão disponíveis para consulta. Para acessá-los, basta conferir a Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br.Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias.

As notas dos chamados ‘treineiros’ – candidatos que participaram do exame em busca de autoavaliação, sem concorrer às vagas – serão divulgadas apenas em março.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no País, já que permite aos estudantes utilizarem das notas para concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, além de financiamento e bolsas privadas.

Pelo menos três programas nacionais permitem o ingresso no ensino superior a partir das notas do Enem, o Sisu, o Prouni e o Fies.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas. A partir de 2024, o programa passa a ter apenas uma edição por ano. O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do MEC que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares. Já o Fies é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura.

Também é possível utilizar as notas do exame no exterior, caso de Portugal, o país europeu que mais aceita o Enem como vestibular. São 29 instituições, graças a um acordo entre os dois governos. As notas também podem ser utilizadas nos Estados Unidos, no Reino Unido e Canadá.


As provas do Enem foram aplicadas em 5 e 12 de novembro na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.