Educação
Diretoria do Inep responsável pelo Enem está sem comando
Francisco Vieira Garonce ficou menos de um mês como diretor de Avaliação da Educação Básica do órgão
A diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep está sem comando. A exoneração do diretor Francisco Vieira Garonce foi publicada nesta quarta-feira 5 no Diário Oficial com data retroativa de 22 de maio. Entre outras atribuições, a diretoria é responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Garonce ficou menos de um mês no cargo – ele assumiu a diretoria de Avaliação Básica no dia 17 de maio, indicado, segundo o jornal O Globo, pelo então presidente do Inep, Elmer Vicenzi.
Na dança das cadeiras que ronda o Ministério da Educação desde o início do governo Bolsonaro, Vicenzi foi o terceiro presidente do Inep, hoje sob o comando de Alexandre Lopes.
Antes de Garonce assumir o posto, em 17 de abril, a diretoria ficou sem comando por quase um mês, quando o então diretor Paulo César Teixeira pediu demissão, em 27 de março.
Com pouco mais de cinco milhões de adesões, o Enem 2019 teve o menor número de inscritos desde 2010 – uma queda de 7,5% em comparação com 2018 e de 41% em relação a 2014, o ano com a maior adesão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



