Educação

Dados de alunos aptos a receber a poupança do ‘Pé de Meia’ devem ser enviados hoje

O envio dos dados dos alunos ao MEC é de responsabilidade exclusiva das secretarias de Educação

Dados de alunos aptos a receber a poupança do ‘Pé de Meia’ devem ser enviados hoje
Dados de alunos aptos a receber a poupança do ‘Pé de Meia’ devem ser enviados hoje
Apoie Siga-nos no

Os secretários de Educação e reitores de institutos federais têm até esta sexta-feira 8, para enviar ao Ministério da Educação, os dados de alunos aptos a receberem a poupança do programa Pé de Meia

O incentivo financeiro do governo federal aos estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública é destinado somente a alunos com CPF, entre 14 e 24 anos, e com família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). Beneficiários do Bolsa Família terão prioridade.

Não há inscrições por parte do estudante ou do representante familiar. Após a secretaria escolar enviar as informações ao MEC, o ministério vai cruzar os dados com as bases da Receita Federal e do CadÚnico para decidir que estudantes estão aptos a ter o benefício.

O valor inicial da bolsa, de 200 reais, será transferido para uma conta digital do aluno criada automaticamente na Caixa Econômica Federal. A primeira parcela da bolsa deve ser depositada entre os dias  26 de  março e 7 de abril. 

O governo estima que 2,5 milhões de estudantes devem ser beneficiados. 

Valores da bolsa

O benefício será pago nas seguintes etapas:

  • Incentivo para a matrícula escolar: 200 reais por ano;
  • incentivo de frequência: 1.800 reais por ano, dividido em 9 parcelas de 200 reais por mês (exceto neste ano, que será de 1,600);
  • incentivo para conclusão do ano letivo: 1.000 reais por etapa escolar concluída;
  • incentivo para o Enem: 200 reais no final do terceiro ano escolar.

Para receber os valores é necessário manter a frequência, realizar as provas anuais e não reprovar por duas vezes consecutivas. 

(Com informações da Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo