Educação

COP30: Professores e estudantes podem solicitar kit para debater as mudanças climáticas

O Observatório do Clima convida educadores e gestores escolares a participarem do projeto Estação Central da COP

COP30: Professores e estudantes podem solicitar kit para debater as mudanças climáticas
COP30: Professores e estudantes podem solicitar kit para debater as mudanças climáticas
Professores e estudantes podem pedir kit pedagógico para trabalhar o tema das mudanças climáticas. Créditos: Divulgação Central da COP
Apoie Siga-nos no

Com a proximidade da COP30, que será realizada a partir de 10 de novembro em Belém (PA), o Observatório do Clima convidou educadores e gestores escolares a participarem do projeto Estação Central da COP.

O objetivo é propor uma reflexão sobre os efeitos da crise climática, a fim de fomentar o debate sobre questões socioambientais como efeito estufa, justiça climática e racismo ambiental.

A ideia é que cada grupo interessado realize uma atividade sobre o tema — um debate, uma roda de conversa ou uma exposição, por exemplo —, com base em um material didático online disponibilizado pelo projeto.

Como participar

Os grupos interessados devem preencher um formulário e solicitar o material de apoio. Há no site um passo a passo sobre como criar a Estação Central, com dicas e sugestões de atividades, além de conteúdos didáticos sobre as mudanças climáticas, as negociações da COP e temas que estarão em disputa na conferência. É possível encontrar na página, entre outros materiais:

  • Almanaque do clima para não entrar em pânico: texto didático-pedagógico com os conceitos fundamentais para entender as mudanças climáticas;
  • Álbum de Figurinhas da Central da COP: ilustra quais foram as COPs mais importantes, quem são os destaques da luta socioambiental e o que está em jogo na COP30;
  • Acordo de Paris – um guia para os perplexos: publicação explicativa sobre a COP e o Acordo de Paris para pessoas leigas no assunto;
  • Eunice: um guia ilustrado sobre a crise climática, com caderno impresso da plataforma do OC sobre ciência do clima.

No formulário, os grupos também podem sinalizar o interesse em concorrer a um kit impresso da iniciativa (serão disponibilizadas poucas caixas). Por fim, professores e estudantes estão convidados a registrar a atividade realizada, em um vídeo de até um minuto e meio com um recado para a COP30, até 27 de outubro. As produções serão exibidas no site e em outros canais da rede.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo