Educação

Bancada Ativista entra na justiça contra Doria por pintura nas escolas

Ação ainda pede que Doria e Rossieli Soares sejam condenados a ressarcir os cofres públicos pela destinação ilegal de verbas

Bancada Ativista entra na justiça contra Doria por pintura nas escolas
Bancada Ativista entra na justiça contra Doria por pintura nas escolas
João Doria não gostou de atuação de Fernando Guimarães no partido. Foto: Governo do Estado de São Paulo
Apoie Siga-nos no

A Bancada Ativista, mandato coletivo que conta com oito codeputados, entrou com ação popular contra o governador João Doria e o secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares da Silva, por propaganda eleitoral ilegal e utilização de dinheiro público para benefício pessoal. Por meio do programa “Escola Mais Bonita”, o governo encaminhou a 2,1 mil escolas um manual de pintura que define que 30% das fachadas das unidades sejam pintadas de azul e 10% de amarelo, as cores do partido do governador, o PSDB.

“O que a ação popular busca combater é a instrução dada pela Secretaria de Educação de condicionar o repasse de verbas para reforma das escolas à pintura dos prédios nas cores do PSDB”, explica Paula Aparecida, codeputada da Bancada Ativista (PSOL) e autora da ação popular. “A Escola Pública não pode ser usada como propaganda eleitoral, ela é da população de São Paulo, não de um governador ou de um partido específico. Por mais que o João Doria tenha o hábito de misturar seus interesses privados com o interesse público, mais uma vez corre o risco de ter seus projetos pessoais barrados na Justiça”, ressalta.

 

Doria já sofreu duas condenações: uma em agosto de 2018 pelo uso da marca SP-Cidade Linda , nome do programa de zeladoria urbana de São Paulo. O ex-prefeito foi denunciado pelo promotor Wilson Tafner por improbidade administrativa pelo uso do símbolo ” SP Cidade Linda ” em ações da Prefeitura. Em maio deste ano, sofreu uma outra condenação por improbidade administrativa pelo uso do slogan Acelera SP.

Embora tenha sido lançado no início do ano, o programa “Escola Mais Bonita” só começou a ser implementado de fato em junho após a redução no número de escolas envolvidas para 1.384. O programa funciona por meio de convênio da Secretaria Estadual da Educação com a Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE) e prevê obras de reforma nas unidades atendidas, dentre elas a pintura dos prédios. O orçamento total de R$ 1,1 bilhão inclui o gasto com tintas nas cores do partido do governador, o que, segundo a Bancada Ativista, caracteriza uso indevido de recursos públicos.

A ação popular pede uma liminar para que o Governo pare, imediatamente, de pintar as escolas com as diretrizes do Manual de Pintura encaminhado às escolas, e que Joao Doria e Rossieli Soares sejam pessoalmente condenados a ressarcir os cofres públicos pela destinação ilegal de verbas públicas.

“Programas que visam reformar e melhor estruturar escolas são absolutamente necessários, pois as condições das unidades são precárias, mas condicionar a reforma a uma propaganda política é muito perverso e absurdo”, reforça Paula Aparecida.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo