Educação

Ameaça de ataque leva pânico à Universidade Federal do Espírito Santo

Mensagem que circula entre os estudantes ameaça esquerdistas, feministas, gays e negros e foi disseminada a partir da deep web

Apoie Siga-nos no

O campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) recebeu ameaças de um possível ataque marcado para esta quarta-feira 19. A mensagem, que circula entre os estudantes, supostamente foi elaborada pelo fórum Dogolachan, espaço disseminador de violência da deep web, parte da web que não é indexada pelos mecanismos de busca e fica oculta ao grande público. O grupo foi associado ao ataque cometido à escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, em março. Os dois estudantes autores do atentado que deixou 10 mortos teriam planejado a ação no fórum.

No print da mensagem que circula entre a universidade, há o texto: “irei matar o máximo de esquerdistas, feministas, viados e negros que encontrar pela minha frente. Peço aos cidadãos de bem que, a fim de saírem ilesos, não frequentem o ambiente nesse dia”. Na ameaça também aparecem imagens internas do campus e da vice-reitora da universidade, Ethel Maciel.

A Ufes publicou uma nota se dizendo ciente do caso e afirma que, assim que tomou conhecimento da mensagem, acionou a Superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo, o Núcleo da Polícia Militar na Ufes e a Gerência de Segurança e Logística da Universidade, que já estão adotando todas as providências cabíveis. “A Administração Central da Ufes reforça que as autoridades policiais também estão atuando para apurar o caso e agir de forma preventiva”, afirma o texto.

Nas redes sociais, estudantes relatam medo por conta da ameaça e orientam aos demais que não se dirijam ao local. Também circula nas redes sociais a informação de que o campus teria sido evacuado. CartaCapital tentou entrar em contato com a unidade para confirmar a informação, mas as ligações não foram atendidas. A reitoria, no entanto, declarou que o funcionamento da universidade será normal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo