…

O que você está lendo? Concurso fomenta hábito da leitura entre jovens

Agenda,Educação

Estão abertas até o dia 10 de maio as inscrições para o concurso “O que você está lendo”, iniciativa que tem como objetivo fomentar o hábito da leitura entre jovens.

Direcionado a jovens de 15 a 17 anos, o concurso estimula que eles compartilhem suas experiências com a literatura ou a partir da criação de um blog ou a partir de um canal no Youtube.

As produções podem ser feitas individualmente ou em grupo e orientadas por um professor ou responsável, desde que a autoria seja do adolescente.

Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição e anexar uma autorização assinada pelos pais e/ou responsáveis para a participação no concurso. O material deve ser encaminhado para o email [email protected]

Leia Também:
Que livro você daria a uma criança?

Uma vez formalizada a inscrição, os participantes devem alimentar o canal criado, não só postando conteúdo, mas respondendo a comentários e incentivando o debate acerca do tema publicado.

Após esse período, um júri nacional analisará a qualidade dos blogs/vídeos participantes e selecionará os finalistas, que serão conhecidos em setembro de 2019 em um evento para a entrega dos prêmios. Além do certificado de participação, os vencedores ganham um tablet.

Na edição anterior do concurso, realizado pela Fundação SM e a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura – OEI, participaram 752 blogs criados por estudantes de 19 países ibero-americanos. Este ano, a iniciativa pretende dar mais importância à diversidade de orientações, temas e línguas.

Segundo o Anuário ibero-americano do livro infantil e juvenil 2017, publicado pela Fundação SM, o fenômeno booktuber(assim como páginas web, blogs, revistas digitais e redes sociais) é fundamental para aproximar a literatura dos jovens, fomentar a leitura e compartilhar experiências literárias.

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem