Agenda

Guimarães Rosa é tema de ciclo de eventos em SP

A programação “Infinitamente Rosa” homenageia os 60 anos das obras “Grande Sertão: Veredas” e “Corpo de Baile”

Livro aberto|
| livro bookcrossing literatura|
Apoie Siga-nos no

Entre os dias 3 e 30 de setembro, uma programação especial batizada de “Infinitamente Rosa” homenageará os 60 anos de lançamento de duas grandes obras da Literatura Brasileira escritas por Guimarães Rosa – Grande Sertão: Veredas e Corpo de Baile.

Serão diversas atividades, todas gratuitas, incluindo oficinas, mesas redondas, contação de histórias e clube de leitura, ministradas na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos. O ciclo de eventos será realizado em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB).

Aos sábados, entre os dias 10 e 15 de setembro, das 15h às 17h, a Biblioteca Parque Villa-Lobos promoverá a oficina de leitura João Guimarães Rosa. A atividade apresentará a sonoridade, entonação e compreensão das palavras utilizadas pelo escritor. Serão lidas páginas das novelas “Campo Geral Uma História de Amor”, “A Estória de Lélio e Lina”, “O Recado do Morro”, “Dão Lalalão”, “Cara de Bronze” e “Buriti”, do livro Corpo de Baile.

O Grupo Miguilim, formado por contadores de histórias de Cordisburgo (MG), se apresentará no dia 17 de setembro, na Biblioteca de São Paulo, às 15h, e no dia 18, na Biblioteca Parque Villa-Lobos, às 11h30. O repertório inclui trechos e contos dos livros Sagarana, Corpo de Baile, Grande Sertão: Veredas e Primeiras Estórias.

No mês de setembro, o Clube da Leitura também será especial. Os participantes serão convidados a ler Grande Sertão: Veredas para compartilhar suas impressões e discutir detalhes e curiosidades sobre o escritor. A atividade ocorre no dia 28, na Biblioteca Parque Villa-Lobos, e no dia 30, na Biblioteca de São Paulo, ambas às 15h.

A programação do “Infinitamente Rosa” inclui ainda atividades em outros espaços. No dia 17 de setembro, haverá narração de “Corpo Fechado” do livro Sagarana. Será às 20h30, no Paço do Baobá (Rua Michael Kalinin, 64 – Butantã) com Dôra Guimarães e Tiago Goulart. O Auditório Ariosto Mila, na FAU USP, receberá entre os dias 13 e 15 de setembro conferências e mesas de discussão sobre Guimarães Rosa e suas obras.

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros.
Tel: (11) 3024-2500
Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas

Biblioteca de São Paulo
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul
Tel: (11) 2089-0800
Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar