4 documentários da Netflix sobre a infância

Crianças com desenvolvimento integral saudável têm mais facilidade de adquirirem novos conhecimentos

|

Apoie Siga-nos no

É na primeira infância, fase que vai dos zero aos seis anos de idade, que as crianças desenvolvem suas estruturas e circuitos cerebrais e adquirem capacidades que as permitem avançar com habilidades futuras.

Segundo a publicação “O Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem“, do Núcleo Ciência pela Infância, as crianças com desenvolvimento integral saudável durante os primeiros anos de vida têm maior facilidade de se adaptarem a diferentes ambientes e de adquirirem novos conhecimentos, contribuindo para que posteriormente obtenham um bom desempenho escolar, alcancem realização pessoal, vocacional e econômica e se tornem cidadãos responsáveis.

Leia mais:
Ao brincarem, as crianças entram em contato consigo e com o mundo

De acordo com o texto, esse processo de desenvolvimento é influenciado pelo meio onde a criança vive e interage e também pelos relacionamentos afetivos estabelecidos.

Para comemorar o Dia das Crianças, o Carta Educação selecionou quatro documentários disponíveis na Netflix que pautam a infância, seu desenvolvimento e os direitos inerentes à esta etapa da vida. Confira!

1. O Começo da Vida (2016)


A partir de relatos familiares e de especialistas, o filme faz uma análise sobre os primeiros mil dias de um recém-nascido e ressalta a importância das crianças terem garantidos seu lugar de fala e de escuta, prevendo o seu desenvolvimento integral.

2. Secret Life of Babies

O documentário aborda as motivações dos bebês nos primeiros dois anos de vida. Embora seja a fase em que aprendem a falar e a andar, as crianças já apresentam naturalmente muitos mecanismos de defesa. (trailer em inglês)

Secret Life of Babies – pretitle from Barny Revill on Vimeo.

3. Crescendo como Coy

O documentário narra a batalha pública travada por uma família do Colorado (EUA), para que a filha transgênero, Coy, tenha seus direitos assegurados e possa viver a infância plenamente. (trailer em inglês)

4. The Mask you Live In

“Homem não chora!” “Isso é coisa de menina!” “Vira homem!”. Essas expressões, ainda bastante comuns na sociedade, dizem respeito a uma ideia do macho dominante que ainda se cultua. O documentário parte do tema para mostrar como ele pode ser maléfico ao desenvolvimento dos meninos e, por outro lado, como eles podem ter acesso a uma infância mais livre de rótulos e, portanto, prazerosa. (trailer em inglês)

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.