Economia

Trump ameaça a União Europeia com tarifas de 50% a partir de junho

O republicano alegou que o bloco existe para ‘tirar vantagem dos Estados Unidos na parte comercial’

Trump ameaça a União Europeia com tarifas de 50% a partir de junho
Trump ameaça a União Europeia com tarifas de 50% a partir de junho
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump – Foto: Brendan SMIALOWSKI / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Donald Trump ameaçou nesta sexta-feira 23 a União Europeia com a aplicação de tarifas de 50% sobre os produtos europeus exportados para os Estados Unidos a partir de 1º de junho, por considerar que as negociações em curso não têm avançado.

“Tem sido muito difícil lidar com a União Europeia, que foi criada com o objetivo principal de tirar vantagem dos Estados Unidos na parte comercial”, escreveu o republicano em sua rede Truth Social. “Nossas discussões com eles não estão indo a lugar nenhum. Portanto, recomendo impor 50% de tarifas à União Europeia a partir de 1º de junho.”

Trump também denunciou “as barreiras comerciais, o imposto sobre valor agregado, as sanções ridículas contra as empresas, as barreiras não alfandegárias, as manipulações monetárias e as perseguições (judiciais) injustificáveis e injustas contra empresas americanas”.

Ele criticou diversas vezes o déficit comercial dos Estados Unidos com a Europa, que calcula em algo entre 300 e 350 bilhões de dólares.

Segundo os dados do Representante da Casa Branca para Comércio, o déficit comercial dos Estados Unidos com o bloco europeu aumentou para 235 bilhões de dólares em 2024.

A Comissão Europeia questiona os números e cita 150 bilhões de euros (quase 160 bilhões de dólares), e apenas 50 bilhões de euros quando se considera o excedente comercial americano em termos de serviços.

As tarifas aplicadas aos produtos europeus aumentam atualmente para uma média de 12,5%, dos quais 2,5% correspondem ao que era cobrado antes do retorno de Trump à Casa Branca, e os 10% restantes ao que foi imposto pelo republicano desde o início de abril, quando anunciou taxas aduaneiras “recíprocas”.

Washington planejou inicialmente impor uma tarifa de 20% aos produtos europeus. A medida, no entanto, foi suspensa por 90 dias e a taxa ficou em 10% para aguardar o resultado das negociações bilaterais.

A pausa terminaria, teoricamente, no início de julho.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo