Economia
Testes da Petrobras na Margem Equatorial devem começar em junho
A estatal briga pela licença ambiental para explorar a região que vai do do Amapá ao Rio Grande do Norte
A Petrobras deve começar os testes do primeiro poço para exploração de petróleo na Margem Equatorial em junho deste ano. Esta é a última etapa prevista no processo de licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a extração de petróleo na região.
Na segunda-feira 19, o Ibama aprovou o conceito do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada apresentado pela estatal. Agora, a Petrobras e o Ibama realizarão uma simulação in loco das ações de resposta a emergências, a Avaliação Pré-Operacional.
Nesse exercício, haverá o teste de um evento acidental de vazamento de óleo, com o objetivo de verificar a eficácia do plano de emergência para a perfuração. Serão avaliados pelo Ibama aspectos como a eficiência dos equipamentos, a agilidade na resposta, o cumprimento dos tempos de atendimento à fauna previstos e a comunicação com autoridades e partes interessadas.
O exercício envolverá mais de 400 pessoas e contará com recursos logísticos como embarcações de grande porte, helicópteros e a própria sonda de perfuração NS-42, que será posicionada no local a ser perfurado.
A estatal, que briga pela licença ambiental para explorar a região que vai do do Amapá ao Rio Grande do Norte, já está realizando a limpeza da sonda de perfuração para levar os equipamentos ao local dos testes.
Região onde está localizada a Margem Equatorial. Foto: Petrobras/Reprodução
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Senado cria a Frente Parlamentar da Exploração de Petróleo na Margem Equatorial
Por CartaCapital
Ibama aprova plano de proteção à fauna e autorização para exploração da Margem Equatorial avança
Por Wendal Carmo



