Economia
Tebet diz ter sido ‘vencida’ sobre anúncio conjunto de isenção do IR e corte de gastos
A chefe do Planejamento e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estiveram em um almoço da Federação Brasileira dos Bancos, em São Paulo
A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), afirmou nesta sexta-feira 29 ter sido “vencida” na decisão do governo Lula (PT) de anunciar ao mesmo tempo um pacote de corte de gastos e um reajuste na faixa de isenção do Imposto de Renda.
O chamado mercado financeiro reagiu mal à divulgação das medidas: fechou em forte alta de 1,30% na quinta-feira e subiu 0,19% nesta sexta, cotado a 6 reais.
Tebet e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), estiveram em um almoço da Federação Brasileira dos Bancos, em São Paulo. Foi uma oportunidade de tentar reduzir o ruído em torno do pacote fiscal.
“Houve uma decisão política. Alguns foram vencidos, e eu fui uma das vencidas. É natural da política”, afirmou a ministra após a agenda.
Segundo ela, porém, a isenção de Imposto de Renda para quem recebe até 5 mil reais deverá ser compensada. “Não estamos entregando a reforma da renda sem dar a contrapartida, de onde virá essa receita.”
Com o plano de corte de gastos, Haddad projeta economizar 70 bilhões de reais nos próximos dois anos. Até 2030, a meta é poupar 327 bilhões. Estão na lista medidas como alterações no salário mínimo e no acesso ao abono salarial, uma nova regra de aposentadoria para os militares e um enfrentamento mais firme aos supersalários de servidores públicos.
O ministro também sustenta que o reajuste na isenção do IR não aumentará os gastos do governo. Uma fonte de compensação será sobretaxar quem ganha mais de 50 mil reais por mês.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
BC só atuará se houver ‘disfuncionalidade’ no mercado, diz Galípolo em meio à alta no dólar
Por Wendal Carmo
Lula defende ‘inclusão social com responsabilidade fiscal’ após corte de gastos
Por CartaCapital
Haddad pede empenho coletivo para recuperar superávit primário
Por Agência Brasil



