Economia

TCU manda arquivar ação sobre supostas irregularidades na compra do Banco Master pelo BRB

O processo movido por parlamentares do PL foi rejeitado nesta quarta-feira

TCU manda arquivar ação sobre supostas irregularidades na compra do Banco Master pelo BRB
TCU manda arquivar ação sobre supostas irregularidades na compra do Banco Master pelo BRB
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Os ministros do Tribunal de Contas da União decidiram seguir a orientação da área técnica da Corte e mandar arquivar uma representação que apontava supostas irregularidade na compra do Banco Master pelo BRB, o Banco Regional de Brasília. A ação movida por parlamentares do PL foi rejeitada nesta quarta-feira 28.

Na representação, os líderes da minoria na Câmara, Caroline de Toni (PL-SC) e Carlos Jordy (PL-RJ), alertavam para possíveis riscos para o Fundo Garantidor de Crédito, com exigência de aporte de capital por bancos públicos.

Os integrantes do TCU, contudo, acompanharam o relator do processo, ministro Jonathan de Jesus, que não viu indícios dos riscos apontados na representação. Ele destacou ainda que o Tribunal não tem prerrogativa para investigar o FGC e o BRB — que é um banco do governo do Distrito Federal.

Só caberia à Corte de Contas investigar o banco, explicou Jesus, se houvesse participação financeira direta da União no BRB. A compra de 58% Banco Master foi anunciada em março, ao custo de 2 bilhões de reais. A operação está em análise no Conselho Administrativo de Defesa Econômica e no Banco Central.

“O FGC é uma entidade privada sem fins lucrativos e não integra a administração pública federal. Os seus atos de gestão, portanto, não se submetem ao controle direto desta Corte, salvo se demonstrada a aplicação de recursos federais, o que não ocorre nos autos”, disse o ministro do TCU no voto, seguido por todos seus colegas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo