Economia
TCU aponta possibilidade déficit de até R$ 55,3 bi em 2024
Segundo órgão, receitas previstas para 2024 estão superestimadas e existe a possibilidade de descumprimento da meta


O Tribunal de Contas da União (TCU) afirmou nesta quarta-feira 17 que há indicativos de que as receitas previstas para 2024 estão superestimadas e alerta para a possibilidade de déficit primário de até 55,3 bilhões de reais.
O alerta do órgão estava em um relatório divulgado nesta quarta, que analisa o Orçamento de 2024 enviado pelo Executivo e aprovado pelo Congresso Nacional.
Segundo o TCU, a estimativa da Receita Primária Federal Líquida, em 19,2% do PIB, é muito acima do que foi observado nos anos recentes.
Para o Tribunal, a metodologia utilizada pelo Poder Executivo para estimar cada uma das novas receitas não foi apresentada no Projeto da Lei Orçamentária Anual. “Remanescendo dúvidas quanto à real capacidade arrecadatória das inovações legislativas”, disse.
O trabalho também indicou uma suposta ausência de viabilidade, razoabilidade e factibilidade do valor estimado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (R$ 12,5 bilhões) em economia de despesas.
O relator do processo é o ministro Jhonatan de Jesus. Agora, o relatório será encaminhado ao Ministério da Fazenda, à Comissão Mista de Orçamento e à Receita Federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O descompasso entre Receita e TCU no fim da isenção fiscal concedida por Bolsonaro a líderes religiosos
Por CartaCapital
66 reais por vítima: familiares de atingidos por Brumadinho apelam ao TCU por revisão de multa
Por Camila da Silva