Economia
Tarcísio veta isenção de IPVA para carros elétricos em São Paulo
Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) se manifestou contra o veto de Tarcísio


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vetou nesta sexta-feira 20 um projeto de lei que previa a isenção do do IPVA para veículos elétricos.
A proposta do governador é para que sejam isentos do imposto os veículos movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos com motor elétrico e motor a combustão que utilizem, alternativamente ou apenas, etanol.
Nesse caso, o valor do veículo não poderá superar R$ 250 mil e a isenção valerá para 2024 e 2025. O Projeto de Lei nº 1510/2023 foi publicado na edição desta sexta do Diário Oficial do Estado (DOE).
A proposta que será analisada pelos deputados estaduais estende o benefício para duas novas modalidades. Caso aprovada, a lei irá garantir, a partir de 2024 e até 2028, isenção de IPVA para proprietários de ônibus ou caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural – inclusive biometano.
Segundo o governo paulista, além de incentivar a utilização de veículos com fonte alternativa de energia, a norma tem o intuito de estimular os investimentos na produção de veículos movidos a energia limpa e renovável no estado de São Paulo.
Reação do mercado
Em nota, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) se manifestou contra o veto de Tarcísio. Segundo a organização, este foi um “sinal decepcionante” para as empresas que estão investindo no transporte sustentável no Brasil.
“Não nos parece sábio essas autoridades darem um sinal de desconfiança à tendência mais relevante do setor automotivo mundial, e esperamos que essas posições sejam reconsideradas”, afirmou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Embraer e Eve anunciam fábrica de ‘carros voadores’ em Taubaté
Por André Lucena
Por que Tarcísio quer retirar até 9 bi da Educação (e como isso pode piorar as escolas públicas)
Por Ana Luiza Basilio