Economia

Relator prevê alíquota reduzida em 60% para fraldas na reforma tributária

O texto deve entrar em votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta quarta-feira 11

Relator prevê alíquota reduzida em 60% para fraldas na reforma tributária
Relator prevê alíquota reduzida em 60% para fraldas na reforma tributária
O senador Eduardo Braga. Foto: Pedro França/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O relatório do projeto de regulamentação da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM), incluiu fraldas infantis ou geriátricas entre os itens de higiene pessoal para pessoas de baixa renda que terão uma alíquota reduzida em 60% no Imposto sobre Bens e Serviços, o IBS, e na Contribuição sobre Bens e Serviços, a CBS.

“Nossas crianças, nossas parturientes, nossos idosos, nossos doentes crônicos, 75% da nossa população que necessita dessas fraldas são provenientes do CadÚnico”, justificou Braga. O CadÚnico é o cadastro do governo federal que reúne os beneficiários de programas sociais da União, formado por pessoas de baixa renda.

Braga leu nesta terça-feira 10 seu parecer na Comissão de Constituição e Justiça. A expectativa é que o colegiado vote o relatório na manhã desta quarta, último passo antes de a matéria chegar ao plenário.

Além das fraldas, o projeto já previa a alíquota reduzida em 60% para alguns materiais de limpeza e higiênicos: sabões de toucador, escovas de dente, papel higiênico, água sanitária, sabões em barra e dentifrícios, que são produtos para higiene bucal, como pasta de dente.

O Congresso Nacional promulgou a PEC da reforma tributária em dezembro de 2023, mas há uma série de pontos a serem regulamentados por leis complementares. Deputados e senadores têm, por exemplo, de balizar os regimes especiais e os tratamentos diferenciados a setores e produtos.

O principal efeito da proposta é a unificação, a partir de 2033, de cinco tributos — ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins — em uma cobrança única, dividida entre os níveis federal (com a CBS) e estadual/municipal (com o IBS).

(Com informações da Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo