Economia
Recorde na Bovespa
Negociações na Bolsa atingem a marca de 7 trilhões de reais


A B3 registrou no ano passado seu maior volume financeiro da história: 7,04 trilhões de reais ou 1,3 trilhão de dólares, segundo cálculos da empresa de informações financeiras Economatica. A Petrobras, com duas ações listadas, é a empresa mais representativa do mercado, com volume de 660,7 bilhões de reais, seguida pela Vale, com uma única ação e volume de 637,3 bilhões de reais. Entretanto, esta é a ação com maior participação no mercado (9,04% do total). Bradesco, com 281,1 bilhões, e Itaú Unibanco, com 261,4 bilhões, seguem na terceira e quarta posição, respectivamente. O setor Bancos, aliás, é o de maior representatividade no volume total negociado na Bolsa brasileira: com 47 ações, movimentou 1,02 trilhão de reais, ou 14,61% da B3. Catorze setores tiveram crescimento de volume financeiro entre 2020 e 2021. O segmento de Programas e Serviços teve o maior crescimento, variação de 171,3%, e aumento na representatividade total de 1,42 ponto porcentual. O setor de Serviços Educacionais registrou a maior queda no período, com recuo de 45,9%. Também do universo bancário, a ação que apresentou melhor desempenho foi a do Banco Inter: 563,1%.
Fonte: Economatica.com
PASSOS ATRÁS
O Brasil caiu da 16ª para a 37ª posição no ranking de crescimento da produção industrial de 45 países elaborado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. Com crescimento de 5,1% em 2021 sobre 2020, o País fica no grupo do um terço das nações com menor dinamismo industrial. “Os resultados mais recentes indicam nítido retrocesso em relação aos demais países”, assinala o Iedi.
VIÚVAS
Levantamento do aplicativo de investimentos Dividendos.Me, com 130 mil investidores, mostra que as ações preferenciais do Itaú são as mais procuradas por investidores que privilegiam o pagamento de dividendos, as chamadas “ações de viúvas”. Em seguida vêm Banco do Brasil, Petrobras, Bradesco e Taesa.
COBERTURA
Os EUA pretendem dobrar as plantações de cultura de cobertura do país para 30 milhões de acres até 2030, sob um novo programa de preservação ambiental do Departamento de Agricultura. Serão destinados 38 milhões de dólares para ajudar agricultores em 11 estados a plantar culturas em épocas de pousio das lavouras, a fim de reforçar a saúde do solo, limitar a erosão e capturar e armazenar carbono.
SINAIS
Os mercados de derivativos, como contratos futuros, opções e swaps, indicam que os investidores esperam oito altas da taxa básica de juros norte-americana, a Fed Funds Rate, até 2024. Antes de o presidente do Fed declarar, na segunda-feira 3, que iria bater duro na inflação, a indicação era de seis altas. A primeira pode vir em março.
PUBLICADO NA EDIÇÃO Nº 1191 DE CARTACAPITAL, EM 13 DE JANEIRO DE 2022.
CRÉDITOS DA PÁGINA: MARCEL CROZET/ILO, LAILSON SANTOS E MARCELO CAMARGO/ABR
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.