Economia
Receita já recebeu mais de 1,5 milhão de declarações do IR
Expectativa é receber 46,2 milhões até o final do prazo


A Receita Federal informou que até as 10h desta quarta-feira 19 já foram entregues 1.538.536 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, que considera os rendimentos recebidos ao longo de 2024.
O prazo para a entrega teve início na segunda-feira 17 e terminará no dia 30 de maio, às 23h59.
No primeiro dia para a entrega do documento, a Receita informou que foram entregues 561.580 declarações.
Segundo a Receita, a expectativa é de que 46,2 milhões de declarações sejam entregues até o final do prazo. O volume representa um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024, quando foram entregues 43,2 milhões de declarações.
A declaração é obrigatória para as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de 33.888 reais no ano, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de 169.440 reais.
Quem recebeu até dois salários mínimos mensais durante 2024 está dispensado de fazer a declaração, salvo se se enquadrar em outro critério de obrigatoriedade.
O programa gerador da declaração está disponível desde quinta-feira 13 na página da Receita.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

MEIs precisam se preparar para o Imposto de Renda 2025 para evitar multas
Por Do Micro ao Macro
Declaração do Imposto de Renda 2025 começa hoje; veja regras e prazos
Por Do Micro ao Macro