Economia
Receita abre consulta ao 4º lote de restituição do IR; confira se seu nome está na lista
Mais de 5 milhões de contribuintes vão receber na próxima sexta-feira


Já está disponível para consulta a lista do quarto lote de restituição do Imposto de Renda. Segundo a Receita Federal, mais de 5 milhões de contribuintes vão receber os valores nas contas na próxima sexta-feira 30.
Para saber se faz parte desta lista, é preciso acessar o site da Receita Federal e, na sequência, acessar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Também é possível usar o aplicativo da Receita Federal para telefones celulares e tablets. Tanto no site quanto no app é preciso informar o número do CPF, a data de nascimento, o exercício da declaração e o código verificador.
Segundo a Receita, o valor total das restituições que serão pagas neste lote passa de 6,8 bilhões de reais. Além de restituições do IR deste ano, serão pagos valores residuais de anos anteriores, de contribuintes que tinham caído na malha fina e resolveram posteriormente suas situações.
Caso não tenha sido contemplado neste lote, o contribuinte poderá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar extrato da declaração. Em caso de pendências, é possível enviar declaração retificadora.
Este é o penúltimo lote de restituições do Imposto de Renda 2024. O último está previsto para setembro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mais de 60% dos MEIs não emitem nota fiscal
Por CartaCapital
Projeto que muda impostos de aplicações será enviado a Casa Civil
Por Agência Brasil
Apostas esportivas comprometem orçamento familiar das classes D e E
Por Agência Brasil