CartaExpressa
Real Time Big Data: 74% dos brasileiros apoiam a isenção do IR para quem recebe até R$ 5 mil
O levantamento ainda mostrou que 49% dos brasileiros acham que a medida vai contribuir para a economia do País


A maioria dos brasileiros apoia a proposta do governo federal de ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até 5 mil reais por mês. É o que mostra uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada nesta quarta-feira 19 pelo Jornal da Record.
Segundo o levantamento, 74% dos brasileiros se disseram favoráveis ao projeto. O governo Lula (PT) enviou a proposta nesta semana ao Legislativo e o tema deve dominar a pauta política ao longo de todo ano. Caso seja aprovada, a nova faixa de isenção começa a valer em 2026.
Ainda segundo a pesquisa, 21% se disseram contrários à proposta. Outros 5% não souberam responder.
Foto: Divulgação/Real Tim Big Data
Muita gente já sabe que a medida está em discussão, mas esse contingente de pessoas não é tão alto quanto o daquele que diz que aprova a proposta. De acordo com o levantamento, 63% disseram que conhecem o projeto, enquanto outros 37% afirmaram não ter conhecimento.
Os brasileiros estão relativamente divididos sobre os impactos da medida para na economia brasileira, com relativa vantagem para aqueles que acham que ela vai ajudar a economia do país (49%). Dos entrevistados, 39% não acreditam que a medida vai contribuir para a economia do País.
O levantamento da Real Time Big Data ouviu 1.200 pessoas entre os dias 17 e 18 de março. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mesmo a extrema-direita não terá argumento para não aprovar isenção do IR, diz Haddad
Por CartaCapital
Tramitação no Congresso: entenda o caminho do projeto que amplia a isenção do IR
Por CartaCapital