Economia
Produção industrial cai 2% entre abril e maio
A maior queda foi registrada na categoria de bens de capital, como máquinas e equipamentos do setor produtivo
Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A produção industrial brasileira caiu 2% entre abril e maio deste ano, segundo dados divulgados nesta terça-feira 2 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Industrial Mensal do IBGE mostra que a maior queda foi registrada na categoria de bens de capital (máquinas e equipamentos usados no setor produtivo), de 3,5%.
Os bens intermediários, insumos industriais para o setor produtivo, tiveram redução de 1,1% na produção. Quedas também foram registradas nas categorias de bens de consumo duráveis (-1,2%) e de semi e não duráveis (-1%).
Nos últimos 12 meses, a produção industrial acumula queda de 0,5%. Apesar disso, na comparação com maio de 2012, houve aumento de 1,4%. No acumulado do ano, houve crescimento de 1,7%.]
*Matéria originalmente publicada na Agência Brasil
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



