Economia

Procon notifica Empiricus sobre a história da milionária Bettina

A empresa tem 48 horas para dar uma resposta à notificação

Procon notifica Empiricus sobre a história da milionária Bettina
Procon notifica Empiricus sobre a história da milionária Bettina
Apoie Siga-nos no

“Ninguém acha normal eu ter juntado mais de 1 milhão de reais assim, tão nova e começando com muito pouco”, diz Bettina a uma multidão no YouTube. Aparentemente, nem os órgãos regulatórios: o Procon/SP notificou a empresa Empiricus sobre o anúncio que conta a história da moça, uma jovem de 22 anos que supostamente teria juntado um patrimônio de mais de 1 milhão de reais no período de três anos. O pedido, protocolado nesta terça-feira 19, exige que a empresa declare “a evolução financeira da atriz/depoente”. A Empiricus tem 48 horas para dar uma resposta à notificação.

Bettina, a milionária que agitou a web (Reprodução)

A repercussão do vídeo, que aparecia como anúncio em vídeos, foi grande nas redes sociais. Segundo  relatado por Bettina Rudolph – que é copywritter da empresa -, de um patrimônio de 1520 reais, ela alcançou a fatia milionária apenas investindo em ações. Além de esclarecimentos sobre o suposto crescimento, a Empiricus deve também especificar para o Procon se o vídeo se trata de uma campanha publicitária.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, a redatora gaúcha afirmou que não sabia, ao certo, quanto investiu no total, pois não olhava o retorno dos investimentos mês a mês. Além do valor inicial citado no vídeo, Bettina teria aplicado também o valor de 35 mil reais que o pai poupou para ela ao longo dos anos.

Leia também: Analistas da Empiricus são suspensos por propaganda enganosa

A Empiricus, uma empresa de análise com conteúdo financeiro, já esteve envolvida em polêmicas sobre a estratégia de marketing utilizada. Na época, três analistas tiveram seus registros suspensos por serem acusados de propaganda enganosa, que não alertaria o cliente sobre os riscos dos investimentos feitos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo