Economia

Prévia do PIB do Banco Central registra queda de 1,13% em agosto

Em relação ao mesmo mês do ano passado, há uma alta de 4,86%

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Após registrar uma alta de 1,17% em julho, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) ficou 1,13% negativo em agosto, ante o mês anterior. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira, pelo Banco Central.

O IBC-Br é uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O índice leva em conta a atividade econômica, mas sua metodologia é diferente da usada pelo IBGE responsável pela divulgação do PIB oficial.

Apesar da queda — que interrompeu uma trajetória de alta que ocorria desde junho — em relação a agosto do ano passado, há uma variação positiva de 4,86%. O IBC-Br acumula um crescimento de 2,76% e, em 12 meses, 2,08%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo