Economia

Prévia da inflação desacelera em março, diz IBGE

O IPCA-15, índice usado pelo instituto no monitoramento, fechou o mês em 0,64%

Prévia da inflação desacelera em março, diz IBGE
Prévia da inflação desacelera em março, diz IBGE
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

A prévia da inflação (IPCA-15) ficou em 0,64% em março, significativamente menor do que o IPCA-15 de 1,23% registrado em fevereiro. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira 27.

Segundo o instituto, naquele mês, a prévia da inflação foi impactada pelos aumentos sazonais na Educação e principalmente pelo preço da energia elétrica com o fim de um bônus na Itaipu. Dessa vez, os dois itens não pesaram na conta, mas deram lugar a um novo aumento no preço de alimentos e bebidas monitorados, que saltou 1,09% e teve o maior impacto (0,24 ponto percentual) no índice geral.

“Contribuíram para esse resultado as altas do ovo de galinha (19,44%), do tomate (12,57%), do café moído (8,53%) e das frutas (1,96%)”, detalha o IBGE em nota.

O grupo de transportes também subiu em patamar semelhante (1,01%), de acordo o instituto. Esse setor foi influenciado pelo aumento nos combustíveis, que saltou 1,88% em março. O óleo diesel subiu 2,77%, o etanol saltou 2,17% e a gasolina aumentou 1,83%.

Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 5,26%, acima dos 4,96% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em março de 2024, o IPCA-15 foi de 0,36%.

Veja as variações por setor pesquisado:

Regionalmente, informa ainda o IBGE, Curitiba registrou a maior variação, com alta de 1,12% nos preços, puxados, principalmente, pelos combustíveis. O aumento na prévia da inflação, porém, não foi exclusividade da capital paranaense, sendo registrado também em todas as outras 10 cidades monitoradas. Veja:

O IPCA-15, a prévia da inflação, foi calculado a partir de preços coletados no período de 13 de fevereiro a 17 de março de 2025 e comparados com aqueles vigentes de 15 de janeiro a 12 de fevereiro de 2025. O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários-mínimos e abrange as regiões metropolitanas das 11 cidades citadas.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo