CartaExpressa
Petroleiros rejeitam acordo com a Petrobras e aprovam estado de greve
A categoria cobra recomposição de efetivos e convocação dos cadastros de reserva de concursos
A Federação Única dos Petroleiros comunicou à Petrobras e às suas subsidiárias Transpetro, PBio, Ansa, Termobahia e TBG o resultado das assembleias que rejeitaram uma contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho e aprovaram estado de greve e assembleia permanente.
De acordo com a FUP, a decisão demonstra a “insatisfação generalizada com a postura da empresa e reforça a disposição dos trabalhadores em não aceitar retrocessos” nos direitos da categoria.
A entidade alega ter havido ataques à categoria na campanha reivindicatória — “desde ameaças de privatização e de terceirização de postos de trabalho de atividades-fim até desimplante forçado de trabalhadores offshore“.
O comunicado cobra a retomada das negociações nesta terça-feira 11, quando a estatal deve se reunir com as representações sindicais para responder aos questionamentos em relação ao novo PDV e às mudanças na jornada de trabalho de médicos e odontologistas.
Os petroleiros reivindicam, entre outros pontos, a recomposição dos efetivos e a convocação dos cadastros de reserva de concursos públicos.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


