Economia

Petrobras registra lucro líquido R$ 23,7 bilhões no 1º trimestre de 2024

Foi proposto o pagamento de 13,4 bilhões de reais em dividendos no trimestre

Petrobras. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira 13 que registrou um lucro líquido de 23,7 bilhões de reais no 1º trimestre de 2024. Valor representa uma redução de 23% em relação ao registrado no quarto trimestre de 2023.

Segundo a empresa, os fatores que exerceram influência nesse resultado foram a desvalorização cambial do final de período e e volume menor de vendas de óleo e derivados – algo comum no primeiro trimestre do ano, quando há menor demanda por diesel.

Além disso, a redução do preço do petróleo e da margem de diesel. “Quando ocorre a desvalorização cambial, há flutuação no demonstrativo financeiro pela variação do câmbio que reconhecemos por regra contábil”, disse Sergio Leite, Diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.

Segundo a estatal, no período, também foi registrado Fluxo de Caixa Operacional (FCO) de 46,5 bilhões de reais e EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de 60 bilhões de reais.

Foi proposto o pagamento de 13,4 bilhões de reais em dividendos no trimestre.

“No trimestre, mantivemos uma geração de caixa consistente, que nos dá segurança em relação aos investimentos futuros, incluindo os que tem como foco o crescimento da produção da companhia”, afirma o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

O endividamento financeiro da companhia no trimestre teve uma redução de 1,1 bilhão de dólares, atingindo 27,7 bilhões de dólares.

Esse é o menor nível da dívida financeira desde 2010. A dívida bruta manteve-se controlada em 61,8 bilhões de dólares, incluindo os arrendamentos.
Investimentos no trimestre

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo