Economia
Petrobras registra lucro líquido R$ 23,7 bilhões no 1º trimestre de 2024
Foi proposto o pagamento de 13,4 bilhões de reais em dividendos no trimestre


A Petrobras anunciou nesta segunda-feira 13 que registrou um lucro líquido de 23,7 bilhões de reais no 1º trimestre de 2024. Valor representa uma redução de 23% em relação ao registrado no quarto trimestre de 2023.
Segundo a empresa, os fatores que exerceram influência nesse resultado foram a desvalorização cambial do final de período e e volume menor de vendas de óleo e derivados – algo comum no primeiro trimestre do ano, quando há menor demanda por diesel.
Além disso, a redução do preço do petróleo e da margem de diesel. “Quando ocorre a desvalorização cambial, há flutuação no demonstrativo financeiro pela variação do câmbio que reconhecemos por regra contábil”, disse Sergio Leite, Diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.
Segundo a estatal, no período, também foi registrado Fluxo de Caixa Operacional (FCO) de 46,5 bilhões de reais e EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de 60 bilhões de reais.
Foi proposto o pagamento de 13,4 bilhões de reais em dividendos no trimestre.
“No trimestre, mantivemos uma geração de caixa consistente, que nos dá segurança em relação aos investimentos futuros, incluindo os que tem como foco o crescimento da produção da companhia”, afirma o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
O endividamento financeiro da companhia no trimestre teve uma redução de 1,1 bilhão de dólares, atingindo 27,7 bilhões de dólares.
Esse é o menor nível da dívida financeira desde 2010. A dívida bruta manteve-se controlada em 61,8 bilhões de dólares, incluindo os arrendamentos.
Investimentos no trimestre
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Petrobras anuncia redução dos preços do gás natural; queda pode chegar a 10%
Por CartaCapital
Petrobras doará R$ 5,6 milhões para auxílio a vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
Por CartaCapital