Petrobras registra lucro líquido de R$ 26,6 bilhões no 3º trimestre

Redução na comparação com o mesmo período de 2022 se deve, segundo a empresa, à queda do preço do petróleo e à redução das margens dos derivados

Foto: Agência Petrobras

Apoie Siga-nos no

A Petrobras registrou um lucro líquido recorrente de 26,6 bilhões de reais no terceiro trimestre de 2023, uma queda de 41,5% na comparação com o mesmo período de 2022. O balanço foi divulgado pela estatal nesta quinta-feira 9.

A redução se deve, segundo a empresa, à queda do preço do petróleo e à queda das margens dos derivados no mercado internacional.

Já o recuo de 7,5% em relação ao lucro do segundo trimestre deste ano decorre principalmente, de acordo com a companhia, da desvalorização do real frente ao dólar.

A Petrobras avalia que os números do ano passado refletiram “um cenário atípico” de preço elevado do petróleo Brent, a viabilizar “resultados financeiros recordes para as companhias”.

O presidente da empresa, Jean Paul Prates, classificou o terceiro trimestre de “excelente” e disse que a estratégia comercial para os combustíveis tem se mostrado “bem-sucedida”. Ele também exaltou o que vê como “responsabilidade socioambiental e resultados financeiros sólidos e consistentes, contribuindo para a sociedade e remunerando os acionistas da empresa”.

O balanço divulgado nesta quinta ainda informa que o Conselho de Administração da Petrobras aprovou o pagamento de 17,5 bilhões de reais em dividendos e juros sobre capital próprio para seus acionistas. O montante se refere aos resultados do terceiro trimestre.


Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.