Economia
Petrobras lucra R$ 38 bilhões no 1º trimestre e distribuirá R$ 24 bilhões em dividendos
O montante aos acionistas será pago em duas parcelas de 1,893577 real por ação ordinária, em agosto e setembro.
A Petrobras registrou um lucro líquido de 38,156 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2023, uma queda de 14,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela empresa nesta quinta-feira 11.
Mais cedo, a petroleira anunciou que seu Conselho de Administração aprovou a distribuição de 24,7 bilhões de reais em dividendos. O montante será pago em duas parcelas de 1,893577 real por ação ordinária, em agosto e setembro.
Segundo a Petrobras, a receita líquida no trimestre caiu 12% em relação ao último trimestre de 2022, devido especialmente à desvalorização de 8% do petróleo Brent. A receita com derivados no mercado interno diminuiu 15%, também influenciada pelo menor volume de vendas no trimestre, em razão da menor demanda por diesel e gasolina.
“O pré-sal continua a ser o centro das nossas receitas e da geração de caixa, respondendo hoje por 77% da nossa produção total”, disse o presidente da empresa, Jean Paul Prates. “Em fevereiro, o pré-sal bateu novo recorde mensal de produção, com 2,13 milhões de barris de óleo equivalente (boe) por dia – fruto da alta produtividade dos poços e beneficiados pela aplicação das mais modernas tecnologias que combinam alta eficiência e baixa intensidade de carbono.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



