Economia

Petrobras inicia perfuração na Margem Equatorial para apurar descoberta de petróleo

Procedimento permitirá a obtenção de informações geológicas da área, disse empresa

Jean Paul Prates. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Petrobras informou, neste sábado 23, que iniciou a perfuração do poço de Pitu Oeste, na região da Margem Equatorial, que se estende pelo litoral do Rio Grande do Norte ao Amapá.

A estatal descobriu petróleo no poço de Pitu em 2014. O poço fica a 53 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte, e a sua perfuração deve levar de três a cinco meses, segundo o comunicado.

De acordo com a empresa, a perfuração permitirá a obtenção de informações geológicas da área para a “confirmação a extensão da descoberta de petróleo” na região.

Em outubro deste ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, concedeu à Petrobras a licença de operação para a perfuração de dois poços de pesquisa de óleo e gás em águas profundas na Bacia Potiguar, na Margem Equatorial.

A Petrobras declarou que também pretende perfurar o poço Anhangá, próximo ao Pitu Oeste, a 79 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte. O Plano Estratégico 2024-2028 da estatal prevê a destinação de 3,1 bilhões de dólares para pesquisa na Margem Equatorial, com a perfuração de 16 poços.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo