Economia
Petrobras é a maior pagadora de dividendos no mundo no 2º trimestre, aponta levantamento
Segundo gestora britânica, a empresa repassou US$ 9,7 bilhões a acionistas e ficou à frente de gigantes como Microsoft e Allianz
A Petrobras é a empresa que mais pagou dividendos no mundo no segundo trimestre deste ano, segundo a 35ª edição do Índice Global de Dividendos da gestora britânica Janus Henderson.
Com 9,7 bilhões de dólares em proventos distribuídos a acionistas, a companhia brasileira ficou à frente de gigantes como Nestlé, Allianz e Microsoft.
O estudo monitora trimestralmente as 1.200 maiores empresas do mundo. Segundo ele, a Petrobras é responsável por mais de 90% dos 10,4 bilhões de dólares em dividendos pagos por companhias brasileiras no trimestre.
“O aumento crescente dos fluxos de caixa devido aos altos preços do petróleo significou que os produtores de petróleo contribuíram com mais de dois quintos do crescimento do segundo trimestre”, diz um trecho do documento da Janus Henderson.
Confira a lista dos maiores pagadores de dividendos no segundo trimestre:
- Petrobras (9,7 bilhões de dólares)
- Nestlé (8,4 bilhões)
- Rio Tinto (8,3 bilhões)
- China Mobile Limited (6,3 bilhões)
- Mercedes – Benz (5,6 bilhões)
- BNP Paribas (4,8 bilhões)
- Ecopetrol (4,7 bilhões)
- Allianz (4,66 bilhões)
- Microsoft Corporation (4,63 bilhões)
- Sanofi (4,4 bilhões)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



