Economia
Petrobras anuncia operação de nova plataforma no pré-sal
Navio-plataforma Sepetiba está situado na Bacia de Campos, na costa do Rio de Janeiro


A Petrobras iniciou a operação de uma nova plataforma no pré-sal, segundo comunicado publicado no domingo 31. O navio-plataforma Sepetiba fica na Bacia de Campos, na costa do estado do Rio de Janeiro.
Pré-sal é o nome dado às camadas profundas com grandes reservas de petróleo e gás natural nos mares brasileiros, descobertas pela Petrobras em 2006.
De acordo com a estatal, o novo navio-plataforma é o terceiro sistema de produção do campo de Mero, situado nessa bacia. O sistema tem capacidade para produzir diariamente até 180 mil barris de óleo e comprimir até 12 milhões de metros cúbico de gás.
A operação do campo de Mero, cuja produção diária chega a 230 mil barris de óleo e 15 milhões de metros cúbicos de gás, é dividida pela seguintes empresas:
- Petrobras (38,6%);
- a britânica Shell (19,3%);
- a francesa Total Energies (19,3%);
- a Corporação Nacional de Petróleo da China (9,65%);
- a China National Offshore Oil Corporation (9,65%);
- e a brasileira Pré-Sal Petróleo S.A. (3,5%), representante da União.
Em nota, a direção da Petrobras celebrou a inauguração de cinco unidades em operação no ano de 2023.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.