Economia
Pela 1ª vez, Brasil emite títulos sustentáveis no mercado internacional
A iniciativa visa captação de recursos para financiar projetos ambientais
O Ministério da Fazenda emitiu, pela primeira vez, títulos sustentáveis no mercado internacional, por meio da Bolsa de Nova York, no valor de 2 bilhões de dólares, nesta segunda-feira 13.
O ministro Fernando Haddad (PT) havia anunciado a iniciativa em setembro. Trata-se do oferecimento de um pacote de títulos para financiar projetos voltados à proteção do meio ambiente.
Esses títulos são instrumentos de dívida pública lastreados em programações do Orçamento Geral da União, destinadas ao desenvolvimento sustentável.
Na prática, eles permitem que o governo obtenha dinheiro emprestado com investidores, com a promessa de devolução dos recursos com juros até determinado prazo.
Segundo Haddad, a taxa de retorno é de 6,5% ao ano, o que representaria um spread implícito de 180 pontos.
“Por que isso é relevante? Porque esse é o spread pago para países com grau de investimento”, declarou a jornalistas. “O mercado internacional reconhece o Brasil como se o País tivesse grau de investimentos.”
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Governo brasileiro pretende captar US$ 2 bilhões com títulos verdes lançados em Nova York
Por RFI
Títulos ‘verdes’ de Santander e UBS financiaram desmatadores e fazendeiros acusados de trabalho escravo no Brasil
Por Fernanda Wenzel e Olivier Christe



