Economia

Pacheco devolve ao governo Lula a MP que limita uso de créditos de PIS/Cofins

Em reunião com Lula e Fernando Haddad, o presidente do Senado já havia sinalizado a decisão

Pacheco devolve ao governo Lula a MP que limita uso de créditos de PIS/Cofins
Pacheco devolve ao governo Lula a MP que limita uso de créditos de PIS/Cofins
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu nesta terça-feira 11 devolver ao governo Lula (PT) a medida provisória que muda as regras de compensação de créditos PIS/Cofins.

Pacheco argumentou que a proposta do governo não estabelece um prazo até que a medida passe a vigorar.

“O que se observa nessa MP, no que toca à parte de compensação de PIS e Cofins, é o descumprimento dessa regra [anterioridade], o que impõe a esta presidência do Congresso impugnar essa matéria com a devolução desses dispositivos para a Presidência da República”, afirmou.

O senador se reuniu na segunda-feira 10 com Lula e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e admitiu a possibilidade de devolver o texto ao Executivo. Na ocasião, também solicitou uma nova manifestação do Palácio do Planalto até esta terça.

Lula editou a MP em 4 de junho para ampliar a arrecadação em 29,2 bilhões de reais em 2024. Na prática, ela aumenta a cobrança de impostos a empresas.

A medida determina que os créditos do regime de não cumulatividade da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins somente poderão ser usados para compensar esses tributos. Antes, o contribuinte com créditos em contabilidade podia utilizá-los para pagar outros tributos, como o Imposto de Renda da empresa.

O texto também define que as pessoas jurídicas com benefício fiscal deverão prestar informações à Receita Federal sobre os benefícios recebidos (como incentivos e renúncias) e o valor correspondente.

A MP é uma compensação para a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de pequenos municípios. Desde a sua edição, porém, gerou descontentamento nos setores impactados.

Leia o documento em que Rodrigo Pacheco devolve a medida provsória ao governo Lula:

”Mensagem
”]

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo