O que é o Banco dos Brics, que pode ser presidido por Dilma Rousseff

A oficialização da petista no cargo, no entanto, depende de o diplomata Marcos Troyjo, atual presidente do banco, renunciar

A ex-presidenta Dilma Rousseff. Foto: Mauro Pimentel/AFP

Apoie Siga-nos no

A ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) está perto de assumir a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), conhecido como Banco dos Brics. O bloco é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e, após os anos de Jair Bolsonaro (PL), deve voltar a ganhar atenção do governo brasileiro.

O presidente Lula (PT) viajará a Pequim, na China, na segunda quinzena de março e tem a expectativa de contar com Dilma na comitiva. Assessores do governo afirmam que a indicação da petista já tem o aval de membros do Brics.

A oficialização, no entanto, depende de o diplomata Marcos Troyjo, atual presidente do banco, renunciar. Indicado ao cargo por Jair Bolsonaro (PL), ele tem um mandato válido até 2025. Nos últimos dias, ganhou força uma possível transferência de Troyjo para o governo de Tarcísio de Freitas, em São Paulo.

O NDB tem o objetivo de mobilizar recursos para investir em projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em mercados emergentes. A estratégia do banco para o período entre 2022 e 2026 é intitulada Aumentar o Financiamento do Desenvolvimento para um Futuro Sustentável.

“Para cumprir nosso propósito, apoiamos projetos nos setores público e privado por meio de empréstimos, investimentos de capital e outros instrumentos sob medida”, diz o banco.

As áreas de operação do NDB se dividem em:


  • Energia Limpa e Eficiência Energética
  • Infraestrutura de transporte
  • Água e saneamento
  • Proteção do meio ambiente
  • Infraestrutura social
  • e Infraestrutura digital

O NDB foi fundado em 2014 com capital autorizado de 100 bilhões de dólares e capital inicial de 50 bilhões, com contribuições igualmente distribuídas entre os cinco membros fundadores.

A instituição está sediada em Xangai, na China, onde Dilma deve passar a morar se assumir a presidência. O primeiro escritório regional do NDB foi aberto em Joanesburgo, na África do Sul.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.