Economia
MP do consignado privado será publicada esta semana e isenção do IR vai depois, diz Haddad
Texto pretende liberar o crédito consignado para todos os trabalhadores da iniciativa privada


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira 10 que o projeto que dá isenção do Imposto de Renda a quem ganha até 5 mil reais deve ser enviado ao Congresso após o governo editar a Medida Provisória que cria a nova modalidade de crédito consignado privado.
A MP, que pretende liberar o crédito consignado para todos os trabalhadores da iniciativa privada, deve ser publicada na quarta-feira 12. “Essa semana é o Consignado, o presidente ainda vai marcar depois [o envio da isenção do imposto de renda]”, disse Haddad a jornalistas.
O governo federal anunciou no último dia 29 a criação da plataforma, vinculada ao eSocial, para facilitar empréstimos consignados a 42 milhões de trabalhadores do setor privado.
A medida elimina a necessidade de convênios individuais entre bancos e empregadores. Dados como folha de pagamento e vínculos trabalhistas serão acessados via eSocial para análise de risco.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Datafolha: Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil é aprovada por 70% dos brasileiros
Por CartaCapital
A avalição dos brasileiros sobre a isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil, segundo pesquisa
Por CartaCapital