Economia
Mercosul pressiona a UE por acordo: ‘Prazos não são infinitos’
A nova data prevista para a assinatura é 12 de janeiro, no Paraguai
O Mercosul fez uma advertência à União Europeia nesta sexta-feira 19 sobre a assinatura do acordo de livre comércio entre ambos os blocos, prevista para esta semana e adiada diante da oposição de agricultores europeus.
“Estamos dispostos a avançar, entendendo que a Europa tem seus prazos para cumprir as questões institucionais internas, mas, ao mesmo tempo, os prazos não são infinitos”, disse a jornalistas o chanceler paraguaio Rubén Ramírez, depois de uma reunião com seus pares do Mercosul em Foz do Iguaçu.
Uma fonte da Comissão Europeia e dois diplomatas indicaram em Bruxelas que a nova data prevista é 12 de janeiro no Paraguai, que assumirá a presidência rotativa do Mercosul neste sábado. Ramírez, por sua vez, disse que desconhecia essa data.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Acordo Mercosul/União Europeia: já era ruim e ficou pior
Por Paulo Nogueira Batista Jr. e Manoel Casado
Mercosul inicia reunião em Foz do Iguaçu após impasse com UE
Por AFP
Comissão Europeia adia para janeiro assinatura do acordo UE-Mercosul
Por AFP



