CartaExpressa

Lula pede ao Congresso que BNDES voltar a financiar obras no exterior

Proposta é para a criação de um banco de importações e exportações. Não haverá aporte de recursos do governo

Lula pede ao Congresso que BNDES voltar a financiar obras no exterior
Lula pede ao Congresso que BNDES voltar a financiar obras no exterior
Foto: Miguel Ângelo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governo Lula (PT) enviou ao Congresso nesta segunda-feira 27 um pedido de autorização para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, voltar a financiar empresas brasileiras interessadas em realizar obras e serviços no exterior.

Marca dos seus governos anteriores, a meta é retomar e impulsionar a engenharia brasileira. Esse tipo de crédito está suspenso desde 2016, no auge da operação Lava Jato.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) defendeu a proposta. “Uma medida fundamental, pois empresas que exportam geram mais empregos e renda para o Brasil”, disse.

A proposta é para a criação de um banco de importações e exportações, um Exim Bank, como já existe em outros países.

O texto do projeto prevê que o valor máximo do financiamento à exportação de serviços será definido com base no valor do contrato comercial de exportação.

A linha será garantida pelo Fundo de Garantia à Exportação (FGE) e não haverá aporte de recursos do governo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo