Economia
Lula anuncia isenção de taxa para verificar taxímetros
O governo projeta que mais de 100 mil taxistas serão beneficiados pela medida
O presidente Lula (PT) assina nesta segunda-feira 14 uma medida provisória para isentar taxistas do pagamento da taxa de verificação de taxímetros. A medida valerá tanto para a compra do equipamento quanto para as medições obrigatórias, que passarão a ocorrer a cada dois anos (atualmente, são anuais).
Segundo o Palácio do Planalto, estima-se uma economia de 9 milhões de reais por ano para os motoristas beneficiados. Esse cálculo leva em consideração as verificações periódicas, aquelas decorrentes de manutenção e a atualização das tarifas.
O objetivo, segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) — também ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio —, é “reduzir custos e eliminar burocracia”.
Alckmin projeta que mais de 100 mil taxistas se beneficiarão.
Medidas provisórias entram em vigor logo que são publicadas no Diário Oficial da União, mas precisam receber a aprovação do Congresso Nacional em até 120 dias para não perderem a validade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Tarifaço: Lula acelera debate sobre a Lei da Reciprocidade e prepara decreto
Por Vinícius Nunes
Governo Bolsonaro tentou vincular Lula a facções, diz servidor ao STF
Por CartaCapital
Governo Lula vai trabalhar nesta semana em decreto para regulamentar reciprocidade aos EUA, diz Rui Costa
Por CartaCapital



