Economia
Lula anuncia antecipação da 1ª parcela do 13º de aposentados e pensionistas
Os pagamentos devem acontecer neste mês e em maio
O governo Lula (PT) anunciou nesta quinta-feira 3 a antecipação do pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. O valor, geralmente depositado no segundo semestre, será pago entre abril e maio.
A antecipação foi confirmada durante evento em que Lula fez um balanço dos dois primeiros anos de seu terceiro mandato, em Brasília. Ainda não há detalhes sobre o decreto assinado pelo presidente para regulamentar a medida do 13º.
O calendário com as datas de pagamento foi divulgado pelo governo horas depois. Confira aqui.
A decisão já era esperada. Na semana passada, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, disse que o tema estava em avaliação, mas que tudo indicava que sairia do papel.
Por lei, o governo deve pagar a primeira parcela do 13º de aposentados até o fim de novembro, enquanto a segunda parcela deve ser quitada até 20 de dezembro. Primeiro recebem os aposentados e pensionistas que ganham até um salário mínimo. Quem ganha valores mais altos recebe depois.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Auxílio-maternidade também se aplica a desempregadas que mantêm vínculo com o INSS
Por Do Micro ao Macro
INSS deve arcar com salários de vítimas de violência doméstica? STF decidirá
Por CartaCapital



