Economia

Lucro da Caixa sobe 20% em 2023 e atinge R$ 11,7 bilhões

Entre os destaques do crescimento do banco no primeiro ano de governo Lula estão as receitas da carteira imobiliária e do agronegócio

Presença. Hoje, há mais de 70 espaços para recepcionar as demandas de governadores e prefeitos em todas as unidades da federação – Imagem: Feijão Almeida/GOVBA
Apoie Siga-nos no

A Caixa Econômica Federal encerrou 2023, primeiro ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com lucro contábil de 11,7 bilhões de reais. O resultado foi 20% maior na comparação com o ano anterior, quando o banco estatal fechou o ano com resultado positivo de 9,8 bilhões de reais.

Os valores constam do relatório de resultados trimestrais, divulgado nesta terça-feira 27. Conforme o documento, o resultado positivo foi influenciado por ‘eventos não recorrentes’.

Entre os nichos que mais geraram receita estão a carteira imobiliária, com alta de 17%, o agronegócio, com crescimento de 92,4%, o comercial pessoa física, com alta de 17,8% e o comercial pessoa jurídica, com crescimento de 30,8%.

O quarto trimestre do ano, foco do balanço desta terça, registrou 2,9 bilhões de reais de lucro contábil, 40,5% acima do registrado no mesmo período de 2022.

O resultado foi abaixo do registrado do trimestre anterior, já que o banco foi forçado a desacelerar o ritmo após estourar o orçamento de crédito no período eleitoral de 2022.

Além de diminuir a concessão de crédito, o banco também reforçou a captação de recursos, a fim de manter o balanço positivo na instituição. A margem financeira, quando se extrai a diferença entre receita e despesas, ficou em 60,8 bilhões de reais, 19,5% acima do registrado no ano anterior.

O ano de 2023 pode ser definido como o ano de recordes para o banco: no período, a Caixa registrou 544,3 bilhões de reais em contratação de crédito, crescimento de 6,8% em relação a 2022 e o maior patamar histórico do banco.

O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) do banco foi de 8,5% no quarto trimestre, alta de 0,6 pontos percentuais no ano.

Com isso, o patrimônio líquido da Caixa subiu para 128,5 bilhões de reais no fim de dezembro, um crescimento de 4,8% em relação a dezembro de 2022. Enquanto isso, os ativos chegaram a 1,8 trilhão, alta de 15,2% em um ano.

As contratações no crédito imobiliário também foram recordes em 2023, alcançando 185,4 bilhões de reais, 13% acima do registrado em 2022.

O resultado positivo está relacionado ao programa Minha Casa Minha Vida, que tem o banco estatal como o principal financiador, respondendo por 67,3% do total de crédito no mercado imobiliário.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo