Economia

IRPF 2025: Por que a declaração pré-preenchida está disponível com dados parciais

O prazo para entrega das declarações do IR começou nesta segunda-feira 17 e termina no dia 30 de maio

IRPF 2025: Por que a declaração pré-preenchida está disponível com dados parciais
IRPF 2025: Por que a declaração pré-preenchida está disponível com dados parciais
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A greve dos auditores fiscais da Receita Federal provocou o atraso na divulgação do serviço de “perguntas e respostas” do Imposto de Renda 2025, também conhecido como “perguntão”. Este documento é utilizado pelo fisco para esclarecer as dúvidas dos contribuintes sobre a declaração de Imposto de Renda, funcionando como uma espécie de tira-dúvidas.

O prazo para entrega das declarações do IR começou nesta segunda-feira 17 e termina no dia 30 de maio. Os contribuintes, no entanto, têm compartilhado dificuldades para realizar a declaração. Um dos problemas relatados é o fato do documento não estar disponível para preenchimento na versão on-line.

Usuários que entram no site da Receita encontram apenas os documentos dos anos anteriores e, ao clicarem no ícone associado a 2025, recebem a mensagem: “Não consta entrega de declaração para este ano”. Com a greve dos auditores, a declaração pré-preenchida só estará disponível completamente em 1° de abril, mesma data da liberação do programa de preenchimento e entrega online.

Segundo a Receita Federal, nesta etapa inicial, a declaração pré-preenchida inclui informações como rendimentos e pagamentos, obtidos pelo Fisco pelos seguintes documentos:

  • Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf);
  • Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob);
  • Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed);
  • Carnê-Leão Web.

A declaração pré-preenchida parcial também tem os seguintes dados:

  • rendimentos isentos decorrentes de moléstia grave;
  • códigos de juros;
  • restituições recebidas no ano-calendário.

Até o dia 1º de abril, a Receita incluirá gradualmente dados na declaração pré-preenchida, sendo eles:

  • saldos bancários;
  • investimentos;
  • imóveis adquiridos;
  • doações realizadas no ano-calendário;
  • criptoativos
  • contas bancárias e ativos no exterior;
  • contribuições para a previdência privada.

A paralisação tem como principal reivindicação um reajuste salarial. De acordo com o Sindifisco, 4 mil dos 7.500 servidores da Receita estão paralisados, o que prejudica a realização de operações relacionadas ao IR, além de afetar o serviço aduaneiro de liberação e fiscalização de mercadorias.

Os auditores alegam que houve confusão por parte do Ministério da Gestão e Inovação sobre o acordo de negociação da categoria. Em 2024, foi regulamentado um bônus por desempenho, que aguardava regulamentação desde 2016.

Essa lei foi proposta no início de 2024, mas no final do ano o ministério fechou acordo com mais de 30 categorias, deixando os auditores de fora. Eles reivindicam isonomia no tratamento, especialmente no que se refere aos servidores do Ministério da Fazenda, ao qual estão subordinados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo