Economia

IPCA volta a cair em setembro pela terceira vez seguida, aponta o IBGE

A inflação acumulada em 12 meses ficou em 7,17%

(FOTO: Renato Luiz Ferreira e Suamy Beydoun/Agif/AFP)
Apoie Siga-nos no

O Brasil registrou pelo terceiro mês consecutivo deflação em setembro. É o maior período de baixa inflacionária da série histórica iniciada em 1980.

Dados do IBGE, divulgados nesta terça-feira 11, mostram que o IPCA de setembro registrou queda de -0,29%. 

Entre julho e setembro, o País acumulou queda no índice de -1,32%. 

Assim como nos meses anteriores, a redução dos combustíveis foi o principal fator que influenciou na contenção da alta de preços. 

Apesar do bom resultado, a taxa de setembro foi a menos intensa destes três meses de queda do indicador. Em julho, a taxa ficou em -0,68%, e em agosto ela foi de -0,36%, mostrando tendência de estabilização. 

No ano, o IPCA acumula alta de 4,09% e, nos últimos 12 meses, de 7,17%, abaixo dos 8,73% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Isso significa que a inflação no ano está ainda bem acima da meta do governo para 2022, prevista de 3,5%. 

O Banco Central já admitiu oficialmente, porém, que a meta de inflação será descumprida em 2022 pelo segundo ano seguido.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo